Gestão de qualidade em laboratórios veterinários: desafios e melhores práticas

A gestão de qualidade é um processo que busca garantir que a qualidade dos serviços laboratoriais seja mantida e/ou otimizada.

O controle de qualidade para laboratórios veterinários pode ser feito por meio de inúmeras ações, incluindo o treinamento da equipe, o investimento em tecnologia e a análise de concorrência, para avaliar a qualidade das entregas e verificar se existem variações estatisticamente significativas.

A gestão de qualidade exige uma estruturação de padrões e processos muito bem definidos. Esses controles ajudam a padronizar a produção e as medidas aos problemas de qualidade, limitando a margem de erro. Um exemplo de padronização é especificar quais atividades de produção devem ser concluídas por quais funcionários, assim a equipe só exerce tarefas para as quais tiver o treinamento adequado.

Quer saber mais sobre a relevância do controle de qualidade para o seu laboratório veterinário? Continue essa leitura! 

Compreendendo o controle de qualidade em laboratórios veterinários 

O controle de qualidade para laboratórios veterinários envolve a triagem das unidades e a verificação das especificações do produto final.

 

O objetivo desse teste é determinar a necessidade de ações corretivas no processo laboratorial. Uma boa gestão de qualidade ajuda os laboratórios a atender às demandas dos médicos e donos de animais por soluções cada vez mais eficientes e confiáveis.

 

O teste de qualidade envolve cada etapa processual dos serviços que um laboratório oferece. Os funcionários geralmente começam com o teste de matérias-primas, puxam amostras ao longo da linha de análises e validam o teste finalizado. Os testes nos vários estágios ajudam a identificar onde está ocorrendo um problema e as etapas corretivas necessárias para evitá-lo no futuro.

 

O controle de qualidade a ser usado em um laboratório depende de uma série de fatores, relacionados tanto aos produtos quanto à indústria. O controle de qualidade inclui garantir que o serviço não adoeça ou piore as condições de saúde do animal examinado, por isso o laboratório realiza testes químicos e microbiológicos de amostras da linha de produção.

 

Além disso, o controle de qualidade para laboratórios veterinários também se concentra em garantir que todas as etapas do serviço operem de maneira regular e eficiente.

 

A importância do controle de qualidade em testes de laboratórios veterinários 

O controle de qualidade se refere ao processo de detecção de erros analíticos dentro do laboratório, buscando sempre a confiabilidade e a precisão dos resultados dos testes, a fim de fornecer o melhor atendimento possível aos animais atendidos e seus tutores.

 

Um desempenho instável em um laboratório pode resultar em diagnósticos incorretos, atrasos no tratamento veterinário e até o aumento de custos devido à necessidade de novos testes. Portanto, é de grande importância garantir que todos os resultados fornecidos sejam extremamente precisos e confiáveis.

 

Chamamos de terceirização um controle de qualidade que não é projetado e otimizado para uso com nenhum teste ou sistema específico do laboratório, pois eles refletem o desempenho de amostras analisadas e fornecem uma avaliação imparcial e independente do desempenho analítico. O uso de um único controle multi-analíto de terceiros permite ao laboratório a consolidação de seus controles atuais, eliminando a necessidade de adquirir controles individuais para cada sistema ou instrumento laboratorial.

 

Como alternativa aos controles de terceiros e, também, uma forma de reduzir custos, muitos laboratórios optam por contratar funcionários que avaliem tal desempenho. Entretanto, há uma série de problemas associados ao uso deste método.

 

Muitos fabricantes de instrumentos e reagentes atribuem seus próprios valores de controle com base em um número muito limitado de resultados, o que leva a grandes desvios de padrão e faixas irrealistas. Na verdade, as faixas-alvo são frequentemente tão amplas que é improvável que um laboratório fique fora delas, independentemente de seu desempenho.

 

Além disso, os fabricantes costumam usar as mesmas matérias-primas em seus reagentes, controles de qualidade e calibradores, pois há um risco maior de que uma mudança nos resultados passe despercebida, já que o controle de qualidade do próprio fabricante parece eficiente.

 

Laboratórios independentes são necessários para gerar dados genuinamente independentes e multi-analisadores. Os controles de qualidade de terceiros podem ajudar a reduzir o potencial de distorção e fornecer uma avaliação real, condizente ao desempenho analítico.

 

O papel do controle de qualidade na detecção de erros laboratoriais 

A gestão de qualidade é projetada para detectar, reduzir e corrigir deficiências no processo analítico interno de um laboratório antes da liberação dos resultados.

 

As amostras de controle de qualidade nada mais são que espécimes especiais inseridas no processo de teste e tratadas como se amostras do animal ao serem expostas às mesmas condições de operação.

 

O objetivo de incluir amostras de controle de qualidade na rotina de um laboratório veterinário é avaliar a confiabilidade de um método através do ensaio de um material estável que se assemelha a amostras dos animais analisados. O controle de qualidade é uma medida de precisão, que calcula o quão bem o sistema de medição reproduz o mesmo resultado ao longo do tempo, sob variação de condições operacionais.

 

Um ponto extremamente importante na aplicação de uma gestão de qualidade eficiente é o envolvimento dos funcionários no desenvolvimento de protocolos, na seleção de materiais de controle de qualidade, na revisão a longo prazo dos dados obtidos e nas decisões sobre a repetição de amostras após seus padrões serem rejeitados. Essas atividades desempenham um papel indispensável na garantia da qualidade dos testes laboratoriais.

 

Geralmente, o controle de qualidade é executado nas seguintes condições: ao início de cada turno, após a manutenção de um instrumento, quando os lotes de reagentes são alterados, após a calibração ou quando os resultados do paciente parecem inadequados. Um esquema de controle de qualidade deve ser desenvolvido com muita atenção para minimizar as chances de resultados errôneos, mas não resultar na repetição excessiva de execuções analíticas.

 

O fabricante deve recomendar na rotulagem do produto o período de tempo dentro do qual a exatidão, precisão e estabilidade dos instrumentos e reagentes é esperada. Cada laboratório deve usar essas informações para determinar a duração das execuções analíticas, levando em consideração a estabilidade da amostra e os intervalos de relatório dos resultados apresentados, além do custo da reanálise, padrões de fluxo de trabalho e características do operador.

 

Os materiais de controle de qualidade devem ter a mesma matriz das amostras de pacientes, incluindo viscosidade, turbidez, composição e cor. Por exemplo, um método que analisa amostras de soro deve ser controlado com controles baseados em soro humano.

 

O material de controle de qualidade também deve ser de simples utilização, visto que procedimentos de reconstituição complicados aumentam as chances de erro.

 

Além disso, os materiais de controle de qualidade devem ser estáveis ​​por longos períodos de tempo, pois controles com vida útil curta requerem reordenamento e verificação frequentes em relação ao material de saída, causando retrabalhos desnecessários. O recomendado é que eles estejam disponíveis em quantidades grandes o suficiente para durar por pelo menos um ano. A compra de um lote grande diminui o número de vezes que as faixas de controle devem ser estabelecidas. 

Saiba como garantir a qualidade dessa gestão em laboratórios veterinários, com ajuda de um software especializado!

A gestão de qualidade tem a ver com a garantia de que todos os processos funcionem da maneira esperada. É um termo abrangente que se refere a muitos métodos e processos diferentes para testar e garantir a qualidade.

 

E esse controle se torna uma tarefa muito mais simples quando você conta com um software especializado na gestão de laboratórios veterinários. Confira a seguir algumas das principais vantagens:

 

Economia de tempo e dinheiro

Você já parou para analisar os custos da entrega de um resultado errado? Falhas como essa custam muito a você e aos donos de seus pacientes. Além disso, sabe-se que quanto mais tempo um erro permanece sem ser detectado, mais difícil e caro é consertá-lo. Ao empregar o teste de controle de qualidade por meio de um software veterinário em todo o processo, você economiza tempo e dinheiro após a sua implantação.

 

Previne emergências laboratoriais graves 

Sem o auxílio de um software adequado, erros podem levar a blecautes do sistema, dados ausentes e falhas de comunicação, além de falhas providas da função humana. Quando se tratam de vidas e informações tão importantes, é melhor ter certeza de que o software funcionará exatamente como precisa. Não há margem para erro!

 

Inspira a confiança dos médicos e donos de animais 

Ao tornar o teste de controle de qualidade validado por um software uma prioridade clara para o desenvolvimento do seu negócio, o laboratório transmite, também, a imagem de que deseja oferecer o melhor serviço e confiabilidade possível. Isso é extremamente importante quando você está no mercado para entregar qualidade e construir relacionamentos a longo prazo.

 

O controle de qualidade aumenta a satisfação 

A satisfação do paciente traz inúmeros resultados para o seu laboratório, não apenas o lucro. Ao oferecer um serviço de qualidade, você estará fortalecendo sua reputação e produzindo clientes satisfeitos. Não sobrecarregue a paciência do seu cliente com falhas processuais. Dê-lhes qualidade desde o início e eles vão recompensá-lo com fidelidade.

 

Garante organização, produtividade e eficiência 

Tudo o que você não quer é o caos de um laboratório que comete erros, comunicação frenética e soluções apressadas. Ser organizado com testes de controle de qualidade desde o início de sua estratégia de desenvolvimento permitirá que você trabalhe em paz e seja mais produtivo com seu tempo. Quando o controle de qualidade para laboratório veterinário é garantido, você ganha e os pets também.

 

Gostou de saber mais sobre a gestão de qualidade em laboratórios veterinários? Então não deixe de conferir essas 8 dicas para ter um laboratório veterinário de sucesso!

O melhor sistema para laboratórios veterinários

Veja como começar a modernizar seu laboratório.

Conteúdos relacionados:

Mais de 20 anos mudando a realidade de laboratórios de todos os tamanhos

Nós temos 25 anos de expertise em gestão de processos laboratoriais.
Conte com a gente para tornar seu negócio lucrativo!

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.