8 dicas para ter um laboratório veterinário de sucesso

8 dicas para ter um laboratório veterinário de sucesso

A construção ou expansão de um laboratório veterinário exige muitos cuidados.

É fundamental que, em um primeiro momento, seja feito um bom estudo de mercado para identificar as possibilidades e demandas.

A partir daí, é hora de começar o desenvolvimento da instituição, identificando seus diferenciais competitivos, concorrentes mais expressivos, custos, valores de investimento, rotinas, ferramentas de gestão e possibilidade de parcerias para otimizar o trabalho.

Quer saber mais sobre os desafios do laboratório veterinário e como conquistar um empreendimento de sucesso?

Continue a leitura.

Os desafios do laboratório veterinário

Assim como todos os setores do mercado, o laboratório veterinário também exige adaptação e adoção de medidas mais práticas, automatizadas, otimizadas e tecnológicas.

Para quem vai começar a empreender no ramo veterinário agora, ou pretende expandir o laboratório já existente, o principal desafio é identificar as maiores demandas do mercado e aprender a se diferenciar.

A adoção de plataformas digitais para gestão do laboratório, muitas vezes, também pode ser um empecilho. Isso porque, a grande parte dos gestores ainda não encontrou uma ferramenta capaz de oferecer as funções mais adequadas para as demandas do laboratório.

E é aqui que entra a Animallis: uma plataforma voltada para o setor de laboratórios veterinários que promete melhorar a rotina e otimizar processos de forma ágil, simples e eficiente.

Como ter um laboratório veterinário de sucesso?

Como ter um laboratório veterinário de sucesso?

A criação ou expansão de um laboratório veterinário exige diversos cuidados.

Para conseguir construir um empreendimento de sucesso, é necessário realizar pesquisas de mercado, definir metas e objetivos e, claro, seu diferencial competitivo para se destacar da concorrência.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a dar esse passo.

Confira:

1. Defina o objetivo do laboratório

O primeiro passo para ter um laboratório veterinário de sucesso é definir o objetivo da empresa.

Você pode optar por ter um laboratório capaz de realizar uma grande variedade de exames, ou pode optar, por exemplo, em focar em exames com resultados cada vez mais rápidos.

Nesse momento, é preciso definir qual será o seu diferencial competitivo: como você quer se destacar da concorrência no mercado? Que tipo de imagem você gostaria de passar?

Ao definir os seus objetivos, é possível estruturar o laboratório da forma mais adequada, optando pelas máquinas e equipamentos ideais para cada objetivo.

2. Determine os profissionais

Com os objetivos definidos, é possível tomar os próximos passos: desde a escolha dos equipamentos, como dito anteriormente, até a definição dos profissionais.

Identifique quais profissionais serão necessários para executar o trabalho no dia a dia, levantando informações como:

Todas essas perguntas irão nortear a tomada de decisão e a estruturação do laboratório veterinário de sucesso.

É preciso ter foco no objetivo e no diferencial competitivo da instituição, para conseguir ter foco e se destacar da concorrência da melhor forma possível, se tornando referência na área.

3. Defina a rotina do laboratório

Se você já possui um laboratório veterinário, é hora de avaliar os números e entender como são as demandas dentro da empresa.

Se você vai começar do zero, é hora de avaliar qual será a capacidade de produção do laboratório veterinário.

Uma vez que você tem o objetivo do laboratório em mãos, saberá exatamente quais tipos de exames serão oferecidos aos clientes.

Com isso definido, é hora de definir também quantas vezes cada procedimento será realizado diária ou semanalmente:

Ter uma média de exames e procedimentos diários é possível realizar irá ajudar a organizar a agenda do laboratório e ter previsões de resultados para os pacientes, além de, claro, ter uma visão de qual é o retorno financeiro máximo que a instituição é capaz de oferecer.

4. Considere todos os investimentos necessários

Para abrir um laboratório veterinário ou expandir um já existente, é fundamental considerar todos os gastos envolvidos no processo.

Por isso, é preciso que você tenha muito claro quais são os gastos com:

Não deixe de contabilizar tudo aquilo que é primordial para o bom funcionamento.

Tendo em mente os valores necessários para montar seu laboratório veterinário ou expandir uma unidade já existente, é possível se organizar e se programar financeiramente para realizar o investimento.

Utilize a tecnologia a seu favor

5. Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia é fundamental para os mais diversos tipos de empresa, e para laboratórios veterinários não seria diferente.

Aproveite o momento para atualizar os processos do seu laboratório e implementar medidas mais tecnológicas, como o uso de softwares de gestão para otimizar o processo.

Esses softwares costumam oferecer funcionalidades que otimizam a rotina e automatizam alguns detalhes, aumentando a eficiência.

É possível realizar:

6 Digitalize os documentos

A digitalização de documentos é fundamental para garantir a segurança da informação.

Documentos físicos, em papel, podem sofrer diversos tipos de alteração: seja através do tempo ou de fatores mais extremos, como água e fogo.

É importante, para ter certeza de que todos os dados estarão seguros e fáceis de serem consultados, a digitalização desses arquivos.

O segredo para uma digitalização de documentos de sucesso é criar um padrão de nomenclatura e armazenamento, para facilitar o acesso.

Uma vantagem dos softwares de gestão é que, em sua maioria, eles permitem que os usuários acessem apenas documentos autorizados, facilitando assim a gestão dos arquivos e a segurança da informação.

7. Ofereça resultados veterinários online

Para acelerar o processo e tornar a comunicação entre o laboratório e as clínicas veterinárias muito mais eficiente, é interessante oferecer resultados online.

As plataformas de gestão de laboratório veterinário, como a Animallis, podem te ajudar a criar esse canal seguro com os parceiros, facilitando a entrega dos resultados, a segurança da informação e a agilidade da comunicação e dos procedimentos.

8. Crie programa de parcerias com clínicas veterinárias

Por fim, para aumentar a sua base de clientes e a rentabilidade do seu laboratório veterinário, é interessante criar um programa de parceria com clínicas veterinárias, oferecendo condições especiais para aquelas que trazem um maior volume de demandas para o laboratório.

Entender o mercado veterinário e encontrar alternativas mais eficientes é uma das melhores alternativas para construir um laboratório veterinário de sucesso.

Para isso, é interessante que você faça uma boa pesquisa de mercado para entender quais são seus concorrentes, o que o seu ramo de atuação exige e quais são as melhores formas de se diferenciar da concorrência.

O melhor sistema para laboratórios veterinários

Veja como começar a modernizar seu laboratório.

Conteúdos relacionados:

Mais de 20 anos mudando a realidade de laboratórios de todos os tamanhos

Nós temos 25 anos de expertise em gestão de processos laboratoriais.
Conte com a gente para tornar seu negócio lucrativo!

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.