Gestão de laboratório veterinário: como fazer?

Gestão de laboratório veterinário: como fazer?

A gestão de laboratório veterinário, como em todo tipo de negócio, também possui seus desafios.

No entanto, com o avanço da tecnologia, novas técnicas de gestão e uma boa gama de ferramentas de apoio, é possível criar uma rotina muito mais estruturada, com processos bem definidos e mais controle financeiro.

Os resultados de uma gestão de laboratório veterinário bem feita é um bom relacionamento com clientes e um negócio cada vez mais rentável e sustentável.

Pensando nisso, decidimos criar esse conteúdo.

Tem alguma dúvida ou quer aprender algo sobre o assunto? Continue a leitura.

Quais são os desafios da gestão de laboratório veterinário?

A gestão de laboratório veterinário apresenta muitos desafios.

Os mais comuns são:

Aumentar a produtividade

Aumentar a produtividade é um objetivo (e um desafio) para todos os negócios.

No caso dos laboratórios veterinários, essa produtividade pode ser aumentada com a otimização dos processos e automação de algumas tarefas.

Isso se dá, principalmente, pelo uso de algumas ferramentas de gestão que poderão melhorar a rotina da empresa e tornar o dia a dia mais simples e organizado.

Ferramentas como a Animallis, por exemplo, permitirão melhorar a produtividade a partir de funcionalidades como:

Melhorar os processos

Melhorar os processos é uma necessidade dos laboratórios veterinários mas que, infelizmente, muitos gestores não sabem por onde começar.

Essa é uma realidade da maior parte das empresas, que por não terem processos bem estabelecidos, também possuem dificuldade de criar rotinas mais eficientes e, por consequência, entregar resultados mais efetivos.

Ter completa consciência de quais são os processos da empresa e como eles estão estruturados permite que você identifique:

Reduzir o desperdício de materiais

O desperdício de materiais no dia a dia pode ser uma realidade em muitos laboratórios, e esse é um grande desafio.

A vantagem é que, com processos bem estruturados e uma boa gestão de estoque, é possível resolvê-lo.

Escalar o serviço

Escalar o serviço significa conseguir atender mais pessoas e manter a qualidade.

Para isso, no entanto, é preciso automatizar algumas atividades, e alguns gestores de laboratórios veterinários ainda são muito resistentes a alguns tipos de tecnologia.

A boa notícia é que hoje existem ferramentas como a Animallis, que permitem a atuação automatizada e eficiente em diversas áreas do laboratório, tornando a rotina mais simples e eficiente.

Aumentar a rentabilidade

Uma empresa mais rentável é o objetivo de todo empreendedor, certo? No laboratório veterinário não será diferente.

No entanto, com tantos obstáculos nos processos, economia e gestão no dia a dia, aumentar a rentabilidade pode ser um desafio.

Como melhorar a gestão de laboratório veterinário?

Como melhorar a gestão de laboratório veterinário?

Para melhorar a gestão de laboratório veterinário, é interessante tomar alguns cuidados.

Como dito anteriormente, muitas vezes a tecnologia é uma das principais facilitadoras durante a automatização e otimização dos processos internos da empresa, e é preciso adotá-la nas rotinas para transformar o dia a dia do laboratório.

Dentre as ações que poderão ajudar a melhorar a gestão de laboratório veterinário, destacam-se:

Vamos entender cada um desses pontos.

1. Uso de tecnologia

A tecnologia é a principal aliada para os mais diversos mercados. Com as ferramentas corretas, é possível melhorar não só a rotina da empresa, como também reduzir o tempo da equipe em determinadas tarefas, otimizar alguns processos e até automatizar algumas atividades.

Dentre as atividades que uma boa ferramenta pode otimizar, estão:

2. Equipe especializada

Uma equipe especializada é a melhor maneira de conquistar um laboratório veterinário eficiente.

Nesse sentido, invista na contratação das pessoas certas e, no dia a dia, sempre que possível, invista também na educação desses colaboradores.

É interessante que cursos de capacitação e especialização sejam feitos pelos colaboradores para se aperfeiçoarem e se especializarem ainda mais.

3. Processos bem definidos

Esse pode ser um dos maiores desafios da gestão de laboratório veterinário, mas é também uma das peças chave para a criação de uma empresa de sucesso: a definição dos processos internos da instituição.

Nesse momento, é importante que você sente com calma e descreva tudo o que é feito, desde o primeiro momento até a entrega dos resultados dos exames, gestão de documentos e descarte dos mesmos posteriormente.

Cada pequeno passo deve estar pontuado para que seja possível identificar todos os momentos do processo e, com isso, descobrir onde estão as maiores dificuldades da sua equipe.

Com isso, é possível criar estratégias para melhorar a performance, resolver os problemas e aumentar a produtividade do time.

4. Gestão financeira

A gestão financeira é um ponto extremamente importante na gestão de laboratório veterinário.

É preciso que os gestores responsáveis sejam capazes de tornar claras e ter controle de informações como:

5. Gestão de estoque

A gestão de estoque no laboratório veterinário também é um ponto muito importante.

É preciso que os responsáveis sejam capazes de avaliar o uso dos insumos no dia a dia e realizar a compra de novos materiais sempre que necessário.

O desafio da gestão de estoque é conseguir negociar os melhores valores, não estocar além da necessidade e não permitir que insumos faltem no dia a dia.

Por isso, saber quanto se gasta diariamente e ter uma previsão do uso dos insumos para cada atividade é fundamental.

6. Gestão de clientes

A gestão de clientes passa por vários pontos: desde os documentos e informações de cada um deles, até às demandas e pendências com os exames laboratoriais.

Algumas ferramentas, como a Animallis, permitem que seja realizada a gestão de documentos, de dados e, mais do que isso: a entrega mais simples, rápida e eficiente dos resultados que estão pendentes.

7. Gestão de documentos

A gestão de documentos também é um ponto muito importante e que, quando mal feita, pode atrapalhar consideravelmente os resultados do laboratório veterinário.

Um laboratório com uma gestão de documentos precária, pode significar:

Quando feita de forma correta, muitas vezes utilizando uma ferramenta de gestão de documentos, é possível:

Melhorar a gestão de laboratório veterinário é fundamental para construir um negócio eficiente e sustentável.

Para isso, a tecnologia é, sem dúvidas, a melhor forma de conquistar uma rotina mais produtiva e assertiva, otimizando e automatizando algumas atividades para reduzir o tempo gasto em detalhes que não são tão importantes para os resultados do laboratório.

Ter processos bem definidos também é de extrema importância: através deles, os gestores irão identificar os maiores gargalos da equipe e consequentemente resolvê-los, melhorando ainda mais a performance.

Quer saber mais sobre gestão de laboratório veterinário e como a Animallis pode te ajudar? Entre em contato conosco.

O melhor sistema para laboratórios veterinários

Veja como começar a modernizar seu laboratório.

Conteúdos relacionados:

Mais de 20 anos mudando a realidade de laboratórios de todos os tamanhos

Nós temos 25 anos de expertise em gestão de processos laboratoriais.
Conte com a gente para tornar seu negócio lucrativo!

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.