Como otimizar o Controle de Estoque do seu laboratório veterinário?

Você já deve estar ciente do quanto é relevante manter um controle de estoque eficiente para o bom funcionamento de um laboratório veterinário.

Neste conteúdo, abordaremos quais são os maiores desafios enfrentados no controle de estoque laboratorial e como realizar essa tarefa de forma estratégica e eficaz.

Para saber mais sobre, continue essa leitura!

Quais são os maiores desafios do Controle de Estoque? 

A gestão de estoque em laboratórios veterinários apresenta alguns desafios que devem ser superados para garantir um trabalho bem-sucedido. É preciso que o gestor conheça a instituição, suas rotinas, seu histórico de atendimentos e funcionamento; para, então, fazer escolhas mais objetivas.

1. A gestão de estoque está ligada à saúde financeira do seu negócio 

É essencial entender que um estoque parado também representa dinheiro parado. Manter um estoque rotativo é crucial para evitar o vencimento ou desgaste dos insumos utilizados no dia a dia.

2. Sempre alinhe prazos e demandas com seus fornecedores 

Conhecer as demandas e histórico de uso de materiais do laboratório permite alinhar prazos com os fornecedores, tornando o processo de compra mais previsível e organizado.

3. Muita atenção aos prazos de validade! 

Acompanhar o prazo de validade dos produtos é indispensável para um controle de estoque certeiro e garante que os materiais mais antigos sejam utilizados antes dos mais novos, evitando desperdícios.

4. Compras não devem ser excessivas nem insuficientes 

Entender as demandas do laboratório veterinário permite estipular a quantidade adequada de insumos a serem comprados, evitando excessos ou falta de material no dia a dia. Mesmo que alguns tipos de insumos possam ser estocados, é preciso avaliar questões como preços, prazos e qualidade dos materiais antes de realizar qualquer compra.

Dicas para o Controle de Estoque de Laboratórios Veterinários 

A gestão de estoque em laboratórios veterinários deve seguir alguns passos fundamentais, como o registro de entradas e saídas, compras em quantidades ideais, padronização das descrições dos insumos, automatização de processos e muito mais.

Veja a seguir os principais pontos a serem destacados para um controle de estoque eficaz:

Sempre registre as Entradas e Saídas 

Registrar todas as entradas e saídas de insumos é essencial para identificar os itens mais utilizados e ter uma visão clara das necessidades do laboratório.

Pensando em evitar ao máximo qualquer erro nesse processo, é interessante apostar em um software automatizado, que tornará todos os procedimentos mais ágeis e seguros. Falaremos sobre isso posteriormente.

É fundamental que a equipe esteja alinhada com os processos de registro, para que todas as entradas e saídas sejam, de fato, computadas.

Realize suas compras de forma estratégica 

Um estoque com grande volume de insumos é mais difícil de gerir, o que pode acarretar desperdícios.

Conhecer a fundo as demandas de seu laboratório permitirá que o gestor solicite compras na quantidade ideal, garantindo produtos mais novos e de qualidade. Além disso, trabalhar com estoques mais enxutos pode permitir uma melhor negociação com fornecedores.

Padronize as descrições de insumos do seu laboratório 

Padronizar a forma como os itens são registrados no sistema facilita o seu monitoramento e o controle do estoque, dispensando a necessidade de checar manualmente item por item.

E com a ajuda de um software laboratorial, é possível otimizar ainda mais o processo de conferência do estoque, visualizando, de forma simples, o que ainda está disponível no seu estoque e o que precisa ser comprado com mais urgência.

Realize inspeções periódicas do estoque 

Realizar inspeções regulares ajuda a identificar possíveis erros nos processos e a garantir o funcionamento do sistema utilizado, evitando quaisquer furos no estoque.

Nessas inspeções, pode ser interessante checar novamente a validade dos produtos do estoque e dar prioridade de uso para os que estão mais próximos do vencimento.

Organize o estoque de forma estratégica 

Para organizar o estoque do laboratório veterinário de forma estratégica, é fundamental padronizar os itens, planejar os espaços de armazenamento e monitorar rigorosamente os prazos de validade.

A padronização facilita a identificação e localização dos produtos, enquanto espaços bem planejados melhoram a circulação e a visualização do estoque. E o controle dos prazos, claro, evita desperdícios.

Essas práticas otimizam a gestão de estoque, reduzem custos e garantem um atendimento mais eficiente aos pacientes.

Planeje bem o reabastecimento do estoque  

Ao reabastecer o estoque, é essencial adotar uma abordagem estratégica, levando em conta os melhores fornecedores, preços competitivos e as necessidades específicas do laboratório veterinário.

Para isso, é recomendado estudar a fundo a rotina do laboratório, identificando os produtos com maior saída com base no histórico e, assim, realizando compras inteligentes.

Automação do Processo

A tecnologia de softwares laboratoriais automatiza os processos internos e oferece uma visão clara e eficiente das movimentações do dia a dia, além de permitir um planejamento adequado da reposição de insumos.

Essas ferramentas proporcionam, também, um histórico de fácil acesso, que permite identificar padrões sazonais e compreender o consumo diário, mensal e sazonal de insumos no laboratório veterinário. Com essa análise, é possível estabelecer um plano de compras eficiente e preciso.

Saiba mais sobre o papel da tecnologia no Controle de Estoque de laboratórios veterinários a seguir. 

Como a Tecnologia pode revolucionar o Controle de Estoque em Laboratórios Veterinários 

O uso da tecnologia traz diversos benefícios para a gestão de estoque em laboratórios veterinários. Veja algumas das principais vantagens:

1. Traz mais facilidade à rotina do laboratório 

Uma das principais vantagens do emprego de softwares na gestão de estoque em laboratórios veterinários é a simplificação das tarefas diárias.

Com o auxílio dessas ferramentas, temos uma visão mais precisa da situação do estoque e podemos analisar relatórios e acompanhar o histórico de movimentações. Tudo isso sem a necessidade de contabilizar os insumos disponíveis de forma manual todos os dias.

2. Reduz a probabilidade de erros humanos 

Ao adotar uma ferramenta que automatiza as tarefas do laboratório veterinário, a probabilidade de erros cairá significativamente, já que a intervenção humana não será a única forma de conferência. Isso torna os relatórios de entradas e saídas muito mais confiáveis.

Embora em determinadas etapas do processo ainda seja necessário algum trabalho manual, ele será reduzido e direcionado a tarefas específicas, ao contrário da contagem diária do estoque. Dessa forma, a tecnologia proporciona maior precisão e eficiência no controle de estoque do laboratório.

3. Possibilita análises estratégicas do estoque 

Como mencionado anteriormente, softwares laboratoriais proporcionam a visualização de relatórios detalhados de consumo.

A partir dessas informações, os gestores têm a capacidade de identificar diversos pontos, como a quantidade de insumos disponíveis, os itens comprados em excesso ou escassez, os prazos de validade dos produtos e o consumo de insumos ao longo de um período específico, entre outros.

Essa análise completa certamente viabiliza a tomada de decisões mais inteligentes e assertivas para as próximas reposições.

 

A gestão eficiente do estoque em laboratórios veterinários é de suma importância para assegurar o bom funcionamento da empresa, sua saúde financeira e evitar desperdícios de insumo.
 

Confira mais dicas de como conduzir uma gestão de laboratório veterinário eficiente aqui. 

O melhor sistema para laboratórios veterinários

Veja como começar a modernizar seu laboratório.

Conteúdos relacionados:

Mais de 20 anos mudando a realidade de laboratórios de todos os tamanhos

Nós temos 25 anos de expertise em gestão de processos laboratoriais.
Conte com a gente para tornar seu negócio lucrativo!

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Privacidade para saber mais.